Por Francisco Augusto e Gabriela Tolentino

Muitos são os exemplos de pessoas que optam por uma alimentação fácil, porém nem um pouco saudável. Um deles é o do estudante de Direito, Rafael Canfora, que come praticamente só carboidrato, gordura e açúcar. “Eu sei que estou errado, mas o que posso fazer? A correria me obriga a ser rápido, com isso não olho direito o que como”, diz o estudante tentando justificar-se. Ele optou por se alimentar na rua pela facilidade e por comodidade mas, apesar da opção, tem consciência do mal que esta atitude lhe faz.
Já para Ana Carolina Albano, estudante de Educação Física, a correria não é desculpa, afinal ela segue o modelo de uma boa alimentação. Trabalhando integralmente e tendo que almoçar no serviço, ela diz que monta sua comida todos os dias com alimentos leves e carnes com pouca gordura, para facilitar a digestão. E entre as refeições come frutas, sanduíches naturais e sucos. Ana Carolina afirma: “Depois que comecei a me alimentar de forma saudável, além de perder peso, não fico mais cansada e tenho muito mais energia”.
Entre comer em restaurantes e lanchonetes ou levar sua própria comida de casa, a nutricionista Mirelli Aparecida Petruceli diz que, “a comida caseira é uma boa forma de você saber o que está comendo, e, assim, poder se vigiar, não se esquecendo de quando for prepará-la lembrar da pirâmide alimentar (clique aqui e assista o vídeo) e tentar colocar todos os grupos de alimentos necessários para uma boa alimentação”.
Além disso, a nutricionista passa algumas dicas importantes como fazer cinco refeições ao dia, comendo a cada três horas e de preferência frutas, legumes e verduras. Porém, ressalva que toda e qualquer dieta deve ter acompanhamento de um profissional da área, sempre.
Alimentar-se na rua pode ser saudável e mais viável, só não se apegue exclusivamente ao preço, mas sim à qualidade dos alimentos, afirma Maria Candido Alves, também nutricionista. Ela explica que é possível alimentar-se bem na rua ou levando comida de casa. E ainda dá uma dica na hora de escolher os alimentos: sempre observar nos rótulos das embalagens o baixo índice de sódio, açúcar e gordura, optando por esse tipo de alimento.
Diversos são os estudantes que preferem optar por uma alimentação saudável e que não traga riscos futuro. A alimentação saudável pode, sim, vir de restaurantes ou de casa, só depende de cada um na hora da escolha dos alimentos.
Clique aqui e assista o vídeo "Como fazer quando esta na rua".
Clique aqui e veja algumas dicas para uma boa alimentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário