segunda-feira, 20 de junho de 2011

Editorial

Por Mariana Lara



Convidamos à leitura por universitários que, como nós, têm sede de informação, se interessam e interagem com os assuntos gerais, pois sabem que ‘o mundo’ está muito mais próximo de nós do que imaginamos.

Com a coragem e inocência de uma criança, com a bravura e vigor de um adolescente, com a essência e responsabilidade de um homem, surge a revista República – Onde tudo acontece. Chegamos com força e igualdade pra falar de assuntos que informam, afligem, agradam, divertem, encantam, emocionam e mexem de alguma forma com pessoas como nós, que do lado de cá dos blocos de anotações, do computador ou da redação da revista, estamos dispostos a manter a união de um grupo a serviço do nosso público alvo: os universitários.

A construção de uma revista é como a vida, cheia de escolhas. Vivendo em um mundo dinâmico, o que não falta é assunto para abordar ou informação para trocar. A intenção da criação de uma revista vai além da simples obtenção de nota para trabalhos disciplinares da faculdade. Individualmente ou em parceria, começa a construir a sua história. Para alguns as experiências profissionais já se iniciaram mas, para outros, este é o primeiro de muitos ‘frios na barriga’ que vão sentir quando cobrados do deadline (o tempo de início, o meio e o fechamento) de uma edição de qualquer que seja o veículo jornalístico.

Além das diversas causas que nos move a escrever, está a vontade de informar e de cumprir com os preceitos jornalísticos estudados, experimentá-los na prática além de garantir um espaço dinâmico para a troca de vivências entre jovens estudantes, que têm muita vontade e responsabilidade para falar a respeito do que quer que seja.

Com a curiosidade e a coragem característica aos jovens, alinhados ao sentimento prático de cidadania que cresce a cada dia, surge o interesse em entender e interagir com o mundo real. O conhecimento e a troca de informação são amplamente explorados pela mídia e acabam por guiar as conversas nas esquinas, a cada reportagem de República – Onde tudo acontece, o leitor vai conferir histórias que resultam da complexidade das atitudes humanas, mas, vai perceber ainda como é gostoso descobrir como as diferenças rendem boas histórias.

Confira na matéria de nossa 1ª edição, porque belas jovens de classe média se prostituem, vivem no anonimato e lutam para fechar suas cicatrizes.

Veja também como é a difícil caminhada para quem quer entender os jovens, e para o próprio jovem que também está em busca de autoconhecimento. Ele pode encontrar na religiosidade uma saída para os questionamentos terrenos e ainda encontrar acolhimento em um novo grupo e ainda ser convidado a entrar para uma nova família.

A passos rápidos, o leitor vai acompanhar um dia na rotina do estudante de educação física, que vê nos treinos de corrida muito mais que uma maneira de exercitar o corpo e descubrir os benefícios do movimento. Ainda seguindo os ritmos saudáveis, aproveite as dicas para uma boa alimentação e mude seus hábitos.

Uma forma alternativa de estender e complementar os estudos, e ir além do conhecimento acadêmico, o intercâmbio ganha cada vez mais adeptos que procuram diferencial no mercado de trabalho e novas experiências para a vida. Saiba como foi essa “viagem” para nossas entrevistadas e siga algumas dicas para quem quer viajar.

Qual será o futuro político do país? Para qual caminho anda a democracia? Personagens caricatos invadem o Congresso Nacional e com boas estratégicas de marketing caem no gosto popular. Confira o que dizem os especialistas a respeito dessa nova fase eleitoral.

Quando se tem força de vontade e visão de mercado, fica fácil encontrar o caminho da oportunidade. Conheça jovens universitários empreendedores e se inspire!

Além de muita informação de qualidade ao longo de nossas reportagens, o leitor vai poder conhecer, viajar e espantar o frio com a ajuda do ‘circuito cultural’ sobre os festivais de inverno de Minas, montado especialmente para o mês das férias.




Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário